terça-feira, 19 de agosto de 2008

OLIMPÍADAS I – PERDEMOS MAS GANHAMOS. TOMARA...

Na copa de 90 na Itália, o fiasco da nossa seleção foi nomeado de “Era Dunga”. Dunga carregou o estigma de burro, truculento e desqualificado por 4 anos, até que obteve sua redenção na copa de 94 nos Estados Unidos, onde passou a ser chamado de “Capitão do Tetra”, um marco da combatividade e da perseverança. Na verdade, Dunga é o herói de 94 ou vilão de 90? Para isso, cada um tem uma opinião diferente.

Chegamos então ao ano de 2007. Após outro fiasco da nossa seleção em uma copa do mundo, a CBF chamou Dunga para ser técnico, para ela CBF, um dos heróis da conquista do tetra. A intenção do sr. Ricardo Teixeira era dar um caráter mais disciplinador à equipe e ao mesmo tempo dar um “puxão de orelhas” nas estrelas.

Agosto de 2008. O Brasil toma um chocolate da Argentina na semifinal das Olimpíadas e perde a vaga para a final, contentando-se com a disputa do bronze. Mais que isso. A seleção não vai nada bem nas eliminatórias da copa do mundo. Mais que isso. Após 2 anos de trabalho, o técnico Dunga não conseguiu dar padrão ao time. Sequer conseguiu fazer um time.

Dunga realmente é disciplinador, e só. Dunga sempre foi um combatente, e só. Na verdade, Dunga sempre foi um soldado, um peão, um cão que obedece fielmente às ordens do seu dono. E quando põem o soldado, o peão, o cão no comando, o que ele vai fazer? Nada, esta é a resposta. Porque quem sempre foi acostumado a receber ordens raramente saberá dá-las. Não faz parte da sua essência, do seu pensamento.

A culpa não é do Dunga, e sim de quem o colocou onde ele está. Ninguém pode exigir capacidade de pensamento e reflexão a um cão, a um pau mandado. Para piorar, o pau mandado acreditou que era o dono da situação, o senhor do engenho. Aí revestiu-se de soberba e prepotência, enchendo nosso saco com mau humor, arrogância e um time pífio.

Espero do fundo do meu coração de torcedor que esta derrota nas olimpíadas de 2008, para a mesma Argentina da copa de 90, faça com que o sr. Ricardo Teixeira e sua horda corrijam o erro que cometeram e inaugurem uma nova era na vida de Dunga: A “Era do Ex-Técnico”. Ou é isso, ou pela primeira vez em todos os tempos, ficaremos de fora de uma Copa do Mundo.

2 comentários:

Juliana Spitz Studart disse...

Concordo com cada palavrinha sua... foi uma vergonha tão grande que preferi ficar vendo passarinhos na janela do que assistir ao fim desse lamentável jogo! Não lembro de nada da Copa de 90, porém sei que o Dunga não está capacitado para a função de técnico, o dilema é... quem se habilita???

Anônimo disse...

Ricardo Teixeira está desde 89 na CBF....venceu 1994 e 2002 sendo vice em 98...
ou seja...de 5 copas....chegou 3 vezes na final.
fato louvável.
a crítica feita ao treinador Dunga só aparece agora qdo da derrota nas olimpíadas.
nao vi nenhum dos "entendedores" de futebol falarem mal dele qdo da vitória na Copa América.. o futebol apresentado foi do mesmo nível.. competitivo e feio.
Como foram os times campeoes de 94 e 2002... venceram e nao convenceram.... a única diferença é que ninguém reclama qdo é campeao.

vamos parar com ilusão de achar que o futebol brasileiro qdo perde é por culpa do treinador....do massagista.... da chuteira que tava apertada....
perdeu porque os argentinos jogaram muita bola!!! foram melhores e nao deixaram o time do Brasil jogar!!

parabéns pra eles!!!


Alex Rimes